O ensino a distância veio para tentar facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior. Baseia-se em metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno. Isso significa que o discente da EaD tem uma responsabilidade com sua formação ainda maior que a do estudante dos cursos presenciais. Contudo, não dá para, a partir desse pressuposto, pensar que a responsabilidade de todas as questões que envolvem o ensino a distância são exclusivas do estudante.
Na UFS há muito a ser feito para melhorar as condições de ensino dos cursos a distância. E é importante que o DCE apoie as reivindicações apresentadas pelos alunos dos cursos da UAB. Nesse sentido, propomos encampar a luta por:
1. Entrega de material didático impresso no início do período letivo;
2. Adoção da mesma média exigida nos cursos presenciais (5,0);
3. Aplicação de apenas 2 avaliações obrigatórias (AP1 e AP2), tornando a AP3 opcional para quem alcançar média maior que 5,0;
4. Aplicação de provas apenas aos domingos, sendo avaliadas, no máximo, 4 disciplinas por fim de semana;
5. Garantia do direito à segunda chamada para os estudantes, quando justificada a ausência por atestado médico, por motivo de trabalho e por questão religiosa;
6. Cumprimento, pelos Tutores AD, das 4 horas semanais nos pólos, conforme consta no contrato;
7. Que os intervalos de um período letivo para o outro não seja tão extenso;
8. Que sejam disponibilizadas para matrícula todas as disciplinas dos períodos já cursados;
9. Criação de um mecanismo que possibilite ao estudante cursar no período atual uma disciplina em que tenha sido reprovado num período anterior, sem que isso acarrete choque de horário, beneficiando o fluxo natural do curso e possibilitando um processo de rápida recuperação nas disciplinas.
Na UFS há muito a ser feito para melhorar as condições de ensino dos cursos a distância. E é importante que o DCE apoie as reivindicações apresentadas pelos alunos dos cursos da UAB. Nesse sentido, propomos encampar a luta por:
1. Entrega de material didático impresso no início do período letivo;
2. Adoção da mesma média exigida nos cursos presenciais (5,0);
3. Aplicação de apenas 2 avaliações obrigatórias (AP1 e AP2), tornando a AP3 opcional para quem alcançar média maior que 5,0;
4. Aplicação de provas apenas aos domingos, sendo avaliadas, no máximo, 4 disciplinas por fim de semana;
5. Garantia do direito à segunda chamada para os estudantes, quando justificada a ausência por atestado médico, por motivo de trabalho e por questão religiosa;
6. Cumprimento, pelos Tutores AD, das 4 horas semanais nos pólos, conforme consta no contrato;
7. Que os intervalos de um período letivo para o outro não seja tão extenso;
8. Que sejam disponibilizadas para matrícula todas as disciplinas dos períodos já cursados;
9. Criação de um mecanismo que possibilite ao estudante cursar no período atual uma disciplina em que tenha sido reprovado num período anterior, sem que isso acarrete choque de horário, beneficiando o fluxo natural do curso e possibilitando um processo de rápida recuperação nas disciplinas.
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