segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mudança das Normas Acadêmicas da graduação, e o atual gestão do DCE? NADA!

A UFS, na condição de universidade pública, é um espaço no qual convivem múltiplos sujeitos da sociedade. Eles têm vivências, ideias, valores e interesses diferentes. Também por ser uma universidade, deve se constituir num ambiente em que diversas correntes de pensamento possam se expressar. É no pluralismo de ideias que a ciência se desenvolve e o conhecimento floresce.

Mesmo vindo de setores sociais diversos e tendo experiências e pensamentos distintos, os estudantes têm alguns interesses comuns. Receber uma formação acadêmica de qualidade, estudar numa instituição com estrutura física adequada, conseguir se matricular sem dificuldades nas disciplinas que precisa cursar e poder utilizar um sistema de transporte público confortável e sem tarifas abusivas são exemplos de pautas comuns a todos os estudantes universitários.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade representativa de todos os estudantes da UFS, deve atuar para defender os interesses dos estudantes. E deve fazê-lo da maneira mais democrática possível. A realização de fóruns, assembleias e plebiscitos e a utilização de meios de consulta de opinião que empreguem as novas tecnologias de informática e comunicação (como os blogs e redes sociais) são instrumentos que podem ajudar a aproximar o DCE dos estudantes.

É triste notar que a atual gestão do DCE não costuma consultar os estudantes da UFS para tomar suas decisões. Preocupa-se muito mais em agradar ao prefeito Edvaldo Nogueira do que em encaminhar lutas que beneficiem nosso corpo discente. Tome-se o exemplo dos sucessivos aumentos das passagens de ônibus em Aracaju. O que o DCE fez para impedi-los?

Há também o caso das Normas Acadêmicas da Graduação, que estão sendo reformuladas. Uma série de pontos que afetarão diretamente nossa vida acadêmica poderão ser modificados. E o DCE não lançou nenhum panfleto, jornal ou informativo, não convocou o CEB (um fórum do qual participam todos os centros acadêmicos) nem consultou a opinião dos estudantes para saber o que pensamos sobre o assunto. A proposta de reformulação das Normas Acadêmicas foi apresentada pela reitoria em 15 de julho e até agora nada foi feito para mobilizar os estudantes da UFS para a discussão.

Vejam alguns dos pontos que devem ser discutidos:



1. Prolongamento da duração dos períodos letivos – passando de 15 semanas para 18 semanas de aula, cada semestre. Isso implica em redução de 45 dias de férias por ano. Modificando a vida de estudantes e professores;

2. Jubilamento - A proposta reinstitui o jubilamento de discentes na UFS, embora com outro nome (cancelamento de matrícula institucional por decurso de prazo);

3. Fim da matrícula em disciplinas com choque de horário - Atualmente é permitido se matricular em disciplinas optativas e eletivas com choque de horário. A proposta da Reitoria proíbe isso;

4. Mudança no critério de controle da frequência às aulas - Atualmente, o estudante com média ≥ 7,0 não pode ser reprovado por falta em disciplinas. A nova proposta acaba com esse benefício: o estudante terá que ter média ≥ 8,0 e precisará comparecer a 50% das aulas para não ser reprovado;

5. Elevação da média - Há propostas de professores e técnicos para elevar a média exigida para aprovação nas disciplinas (para 6,0 ou 7,0).

É necessário ter um DCE democrático, que discuta com os estudantes as políticas implantadas na UFS. Por isso, propomos um grande plebiscito para saber a opinião dos discentes sobre os pontos mais polêmicos contidos na proposta das Novas Normas Acadêmicas da Graduação.

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